QUEM SOMOS

Sociedade Veteranos de 1932 – MMDC
Núcleo
Sargento João da Costa Machado
Ribeirão Preto – SP

O Núcleo “Sargento João da Costa Machado”, entidade sem personalidade jurídica e sem movimentação financeira de qualquer natureza, é a representação, em Ribeirão Preto, da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, associação civil sem fins lucrativos, com propósitos cívicos, patrióticos e de assistência aos veteranos e viúvas de veteranos, sediada na rua Anita Garibaldi, 25, em São Paulo, capital, fundada em 7 de julho de 1954, reconhecida como de utilidade pública pela Lei Estadual nº 5.530, de 14 de janeiro de 1960. Nos termos do art. 1º, § 1º, de seu Estatuto Social, à associação são vedadas manifestações de caráter político-partidário, sectarismo religioso ou racismo.

Dentre as várias atribuições da associação MMDC, o Núcleo de Ribeirão Preto tem por objetivos iniciais a preservação e a divulgação da dignidade e grandeza dos ideais cívicos e patrióticos do Movimento Constitucionalista de 32; a celebração das datas magnas dessa epopeia nacional (23 de maio, Dia da Juventude Constitucionalista; 9 de julho, Dia do Soldado Constitucionalista; 2 de outubro, Dia da Cessação das Hostilidades); comemorar a Semana da Revolução Constitucionalista de 1932, nos termos do artigo 284 da Constituição do Estado de São Paulo; promover o congraçamento entre os descendentes dos veteranos de 32 e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Exército Brasileiro, o Movimento Escoteiro e as demais pessoas e entidades que admiram e enaltecem o referido movimento cívico; criar e manter arquivo histórico e acervo de mídias do Movimento Constitucionalista, com especial atenção para os fatos históricos ocorridos em Ribeirão Preto; estabelecer comunicação e cooperação com os demais núcleos e entidades congêneres e defender a Constituição da República Federativa do Brasil.

Atento à participação do Tiro Naval de Santos e de pilotos da aviação militar (precursora da FAB) ao lado das forças constitucionalistas, assim como ao caráter nacional das aspirações patrióticas e cívicas do movimento de 32, o Núcleo de Ribeirão Preto pretende estabelecer laços de colaboração com a Marinha do Brasil e com a Força Aérea Brasileira.

A primeira diretoria do Núcleo, para os anos de 2014 e 2015, foi empossada em 24 de novembro de 2014 pelo Coronel PM Mário Ventura, presidente da Associação Veteranos de 32 – MMDC, em solenidade realizada no salão nobre do Comando de Policiamento do Interior-3 “Coronel Paulo Monte Serrat Filho” (CPI/3), da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sediado em Ribeirão Preto.

A diretoria é composta por presidente, vice-presidente, diretores institucionais, diretores executivos e presidente honorário. Os diretores institucionais ocupam cargos reservados ao Comandante do Comando de Policiamento do Interior/3 “Coronel Paulo Monte Serrat Filho”, ao Chefe da 5ª Circunscrição do Serviço Militar do Exército Brasileiro e ao Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros, entidades sediadas nesta cidade. Na composição da diretoria, é objetivo preservar a representatividade das entidades que atuaram em favor da causa constitucionalista em 1932, como a Polícia Militar, o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros, o Movimento Escoteiro e os voluntários civis.

O Patrono do Núcleo é o Sargento João da Costa Machado, do Exército Brasileiro, instrutor do Tiro de Guerra de Ribeirão Preto (TG 80, na época) entre 1921 e 1932, que abraçou a causa constitucionalista, em cuja defesa deu exemplos grandiosos de coragem e de sacrifício pessoal.

Start typing and press Enter to search