RESENHAS – 1932: O BRASIL SE REVOLTA

Home / Livros / RESENHAS – 1932: O BRASIL SE REVOLTA

RESENHAS – 1932: O BRASIL SE REVOLTA

1932 – O BRASIL SE REVOLTA

O Caráter Nacional de um Movimento Democrático

Pontes, José Alfredo Vidigal

O Estado de São Paulo e Editora Terceiro Nome

2004 – 208 páginas – brochura – pb

Excelente fonte de informações para quem inicia o estudo da Revolução de 32, a obra se destaca pela qualidade editorial e pela apresentação gráfica, assim como pela importância das fotografias e outros documentos que reproduz. A abordagem do tema tem a amplitude necessária, revelando a sucessão de crises iniciada com o regime republicano instituído com o fim da monarquia, permitindo a compreensão clara da sucessão de eventos que levaram à eclosão do movimento constitucionalista, não se esquecendo de destacar os resultados positivos dessa que foi a maior guerra civil brasileira.

Embora o autor tenha coberto período tão amplo e tormentoso da história nacional, o fez de maneira sintética, oferecendo relato instigante que prende a atenção do leitor até a última página.

Seguindo a proposta de oferecer visão geral do movimento, o autor torna clara a nobreza e a posterior vitória dos ideais da revolução nascida em São Paulo, os quais não foram comprometidos pela derrota no campo militar. A dimensão nacional das aspirações de liberdade política garantida por uma constituição e a oposição à ditadura Vargas são expostas de forma didática e clara, como também o são as manobras políticas do ditador para, com sucesso, evitar que o movimento se alastrasse por todo o país cooptando lideranças de outros estados, que já manifestavam sua insatisfação pelo não cumprimento das promessas democráticas que sustentaram a Revolução de 1930. Bem explicados, também, os expedientes políticos utilizados por Getúlio Vargas a fim de conquistar a simpatia dos paulistas após vencê-los nos campos de batalha. Temas específicos, que alongariam indevidamente a obra, devem ser buscados em outros livros. Para os que desejam iniciar seus estudos sobre a revolução constitucionalista, é uma obra de grande valor.

(Ricardo Braga Monte Serrat)

Recent Posts

Start typing and press Enter to search